Leite de Soja
Ingredientes
300 g | soja |
3 litros | água |
2 colheres de chá | baunilha |
pitada de sal |
Preparo
Deixar a soja de molho durante a noite. No outro dia, lavar várias vezes e escorrer a água. Passar a metade da soja no liquidificador, com parte da água. Coar num saco de pano. Passar o restante da soja, acrescentar o restante da água, coar e torcer bem. Levar a ferver em um caldeirão grande, mexendo de vez em quando até ferver. Deixar ferver uns 3 minutos mexendo sempre (cuidado!, sobe como o leite de vaca) e desligar o fogo. Está pronto o leite. Aconselho a guardá-lo em garrafas esterelizadas. Deve ser consumido dentro de três dias, depois disso ele talha.
Pode-se usar em vez de baunilha, canela em pau e cravo da Índia (fica mais gostoso) ou simplesmente nescau.
Com a massa que fica, levar a cozinhar em panela de pressão, com um colherinha de sal e 2 copos dágua por 10 minutos em fogo baixo (baixar o fogo depois que o pino da pressão subir). Ela nem pega no fundo da panela. Deixar a panela tampada até esfriar. Escorrer a massa numa peneira, espremendo bem para sair toda a água.
Com essa massa pode-se fazer:
Hamburgeres, bifes, almôndegas, frigideiras, bolos etc. Para isso, é só temperar à vontade. Eu coloco na massa para o hamburger um pacote de sopa de cebola Knor ou Maggi, um ôvo e duas colheres de sopa de trigo. Misturo bem e formo os hamburgeres (com a peça para hamburger), sobre papel filme e depois congelo. É muito prático e fica ótimo.
Para bifes, almôndegas, etc., é temperar a gosto, colocar a farinha, ôvo, e proceder como se tivesse usando carne. Para bolo, olhar a receita: Bolo de Soja.
É muito econômico e mais saudável que o leite de vaca, especialmente para as mulheres, elas não sofrerão tanto os incômodos da menopausa... e provávelmente não terão osteoporose. Maravilha!